IPREV MARIANA inicia Educação Previdenciária na Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais

Com o objetivo de promover a Educação Previdenciária junto aos segurados do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Mariana – IPREV Mariana reuniu-se com os servidores do Setor da Garagem da Prefeitura no dia 23 de agosto.

A palestra com o tema “Conhecendo o IPREV Mariana” objetivou informar as mudanças ocorridas com a reestruturação do RPPS no município, e o papel da Gestão frente à Autarquia Municipal.

Dentre os temas abordados nesta atividade da Educação Previdenciária, foram explanados a composição do Conselho Municipal de Previdência, do Conselho Fiscal, e do Comitê de Investimentos, órgãos colegiados do IPREV.

A Educação Previdenciária consiste em um conjunto de ações de capacitações e palestras, a compreensão do direito à previdência social, seu papel como política pública, gestão, governança, e também ações de divulgação informativa sobre os resultados das atividades do RPPS, promovendo assim a participação dos servidores.

A primeira reunião da Educação Previdenciária do Instituto ocorreu com os servidores da Guarda Municipal de Mariana, no auditório do anexo do ICHS/UFOP, no final do mês de Abril/2019.

O IPREV Mariana percorrerá as secretarias municipais, os setores da administração pública direta e indireta, na promoção da Educação Previdenciária, apresentando assim aos servidores às informações sobre as atuais regras de concessão de aposentadorias, informações sobre a estruturação do RPPS através das Leis Complementares nº 173/18 e nº 190/19, conhecimentos sobre a Política de Investimentos, esclarecendo assim as dúvidas dos servidores municipais em relação aos seus direitos e benefícios, fomentando a participação destes no IPREV Mariana.