Notícias

Conheça o Sindserv

O Sindicato é um fenômeno espontâneo que se origina de uma tendência natural de agregação dos indivíduos condicionados a uma mesma condição socioeconômica.

l  O Sindicato ostenta a importância de ser um dos sujeitos do direito ao trabalho.

l  Sindicato é a instituição utilizada para a organização dos trabalhadores na luta por seus direitos junto aos governos e principalmente em relação aos empresários.

l  O termo "sindicato" deriva do latimsyndicus, que é proveniente do gregosundikós, com o significado do que assiste em juízo ou justiça comunitária.

l  O sindicalismo tem origem nas corporações de ofício na Europa medieval. No século XVIII, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores, oriundos das indústrias têxteis, doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos.

l  Durante a revolução francesa surgiram idéias liberais, que estimulavam a aprovação de leis proibitivas à atividade sindical, a exemplo da Lei Chapelier. As organizações sindicais, contudo, reergueram-se clandestinamente no século XIX. No Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884, foi reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações. Com a Segunda Guerra Mundial, as idéias comunistas e socialistas predominaram nos movimentos sindicais espanhóis e italianos.

l  O movimento sindical mais forte no Brasil ocorreu em São Paulo, século XIX, onde os imigrantes integravam a massa de trabalhadores das fábricas e indústrias. Os sindicalistas ativos eram os anarquistas que, surpreendendo os governantes, desencadearam violenta repressão policial.

l  Em 1930, o governo federal criou o Ministério do Trabalho e em 1931 regulamentou, por decreto, a sindicalização das classes patronais e operárias. Criou as Juntas de Conciliação e Julgamento e, com a promulgação da Constituição do Estado Novo, a unicidade sindical.

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM MARIANA/MG

Tendo como fundação o ano de 1991, mas através de uma “vontade política” do prefeito à época que achava ser importante ter uma entidade que “lutasse” pelos direitos dos servidores públicos municipais, mas que estivesse afinado com “sua ideias”.

Em junho/1995 após demissão do último diretor e sem filiados, ocorre a 1ª vacância da diretoria.

Em outubro de 1996 houve a eleição da Junta Governativa e uma “chapa” que já não estava “afinado” com o prefeito. Em novembro de 1996, ocorreu a eleição da nova diretoria.

Como não havia “entendimento” com o prefeito à época, em 1997, mais demissões de servidores públicos municipais e diretores do sindicato.

No ano de 2001, após a posse de novo prefeito mais demissões de servidores, num total de 234 (duzentos e trinta e quatro) e “surgimento” de uma nona diretoria, sem servidores filiados a entidade. O medo e o terror estão impostos aos servidores.

Ações judiciais foram movidas pelos servidores demitidos – FATO INÉDITO no município

Ocorre neste momento, após as ações trabalhistas, a 2ª vacância da diretoria. Com a instalação do medo e do terror, muitos servidoresveem o Sindicato como uma “ameaça” a sua estabilidade no emprego.

Em agosto de 2005 ocorre a eleição de Junta Governativa, onde o SINDICATO METABASE, apoia incondicionalmente as ações, inclusive trazendo companheiro de outras entidades sindicais representativa do segmento público, para orientar e conduzir os trabalhos da junta governativa, as novas filiações e a convocação para eleições gerais no ano de 2006.

Fato marcante nesse período e até a atualidade é a presença de filiados e o livre arbítrio para entrar e sair da entidade.

O SINDSERVMARIANA ATUALMENTE VALORIZA A CATEGORIA DOS SERVIDORES:

Defendendo legalmente seus interesses em causas relativas à sua vida profissional; capacitando-os para que possam atingir um constante desenvolvimento e aprimoramento profissional; desenvolver convênios, trazendo vantagens econômicas aos trabalhadores e proporcionando melhoria na qualidade de vida, sua e de sua família; auxiliando-o em sua colocação profissional, tudo através de serviços de alta qualidade e eficiência, GERANDO SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS COM E DE QUALIDADE.

A combatividade, o fortalecimento das bases, o alto índice de representação sindical e a sintonia com os movimentos sociais na luta contra as desigualdades de renda e de direitos, são características que ajudam a transformar as relações de trabalho, a categoria e a sociedade.

Para o movimento sindical de luta sobreviver à espoliação selvagem do capital sobre o trabalho, nos setores público e privado, é preciso uma Reforma Sindical que avance nas conquistas e mantenha os direitos imediatos e históricos da classe trabalhadora, rompendo o sindicalismo oficial e atrelado aos interesses fisiológicos, eleitoreiros ou de conciliação de classe.

http://sindservmariana.org.br/