CTC - O que é e Como Solicitar

CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

O que é?
A certidão de tempo de contribuição (CTC) é o documento emitido pelo IPREV, exclusivamente, para ex-servidor efetivo, para atestar o tempo de contribuição previdenciária do ex-servidor junto ao instituto.

A CTC tem como objetivo a comprovação do tempo de contribuição previdenciária do ex-servidor para fins de obtenção de benefícios previdenciários junto ao INSS ou outro órgão/regime que o ex-servidor esteja vinculado.

Requisitos para solicitar a CTC:
Ser ex-servidor(a) efetivo do Município, SAAE ou Câmara Municipal. Ter mantido vínculo formal mediante o recolhimento de contribuição previdenciária junto ao IPREV Mariana.

Documentação necessária para instruir:

• Requerimento do interessado assinado pelo servidor;
  • Decreto original de Exoneração;
  • Ficha Financeira;
  • Ficha Funcional;
  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Cópia do PIS/PASEP;
  • Cópia da Carteira de Trabalho – CTPS (pag. da foto frente e verso);
  • Comprovante de endereço atual.

Observação: Em caso de requerimento por procurador legalmente instituído, anexar cópia autenticada da procuração.

Como requerer?
O requerente deverá comparecer ao IPREV munido da documentação necessária, para protocolar o requerimento da emissão da CTC – Certidão de Tempo de Contribuição, via processo administrativo.