CTC - O que é e Como Solicitar
CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
O que é?
A certidão de tempo de contribuição (CTC) é o documento emitido pelo IPREV, exclusivamente, para ex-servidor efetivo, para atestar o tempo de contribuição previdenciária do ex-servidor junto ao instituto.
A CTC tem como objetivo a comprovação do tempo de contribuição previdenciária do ex-servidor para fins de obtenção de benefícios previdenciários junto ao INSS ou outro órgão/regime que o ex-servidor esteja vinculado.
Requisitos para solicitar a CTC:
Ser ex-servidor(a) efetivo do Município, SAAE ou Câmara Municipal. Ter mantido vínculo formal mediante o recolhimento de contribuição previdenciária junto ao IPREV Mariana.
Documentação necessária para instruir:
- Requerimento do interessado assinado pelo servidor;
- Decreto original de Exoneração;
- Ficha Financeira;
- Ficha Funcional;
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia do PIS/PASEP;
- Cópia da Carteira de Trabalho – CTPS (pag. da foto frente e verso);
- Comprovante de endereço atual.
Observação: Em caso de requerimento por procurador legalmente instituído, anexar cópia autenticada da procuração.
Como requerer?
O requerente deverá comparecer ao IPREV munido da documentação necessária, para protocolar o requerimento da emissão da CTC – Certidão de Tempo de Contribuição, via processo administrativo.